segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Aulas de Língua Portuguesa ministradas pelo grupo do PIBID- Letras Campus Realeza da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo culminam no livro “O outro lado da história”.


Por: Rafaela Lotici Gonçalves da Silva


O grupo atuante na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, Amanda, Ana Francisca, Joice, Nadiane Laiz, Rafaela, Ramunielly e Viviane, elaboraram uma sequência didática, a qual teve por objetivo desenvolver a leitura dos contos de fada, (Pinóquio, O patinho feio e Cinderela) e a partir destas realizou-se produções textuais no gênero releitura, o produto final deste trabalho seria a produção de um livro gigante confeccionado artesanalmente para ser deixado na biblioteca da escola.
 A proposta de ensino foi desenvolvida juntamente com o auxílio da supervisora do projeto na escola, Rejane Frozza Barbacovi nos 7º A e C matutino e a professora Mariza Basso Sossela que disponibilizou algumas de suas aulas no 7º E vespertino.
Em um primeiro momento foi realizada as observações nas turmas, posteriormente efetuada as mudanças necessárias no plano e a aplicação aconteceu nos turnos regulares, ofertando a possibilidade da participação de todos os alunos matriculados.
A equipe necessitou dividir-se em três pequenos grupos, conforme disponibilidade de horários e atividades extrínsecas ao projeto. Amanda e Viviane ministraram aulas no 7º A com a obra “Cinderela”, Ana Francisca, Joice e Rafaela ministraram no 7º C com a obra “Pinóquio” e Nadiane e Ramunielly ministraram as aulas no 7º E, com a obra “O patinho feio”.
A sequência do trabalho efetuou-se por meio da leitura de um exemplo de releitura da obra, e posterior realizaram-se apresentações fílmicas, por meio de teatro de sombras a obra original. Após os alunos (re)conhecerem o enredo da obra fez-se discussões acerca da história e de temas transversais abordadas dentro das obras, para então uma primeira produção, que foi realizada em duplas e na sala.
Realizamos a correção com o auxilio do bilhete orientador, em que consistia de não marcar no texto do aluno onde havia equívocos, no entanto anexado ao texto um bilhete orientando o que o aluno necessitava fazer. Por motivo do tempo os alunos fizeram apenas uma refacção. Posterior a reescrita dos alunos, eles produziram desenhos para ilustrarem a produção. A ilustração da capa foi realizada pela bolsista Amanda Tonetto.
No projeto inicial da sequência didática o intuito foi de confeccionar livros gigantes, porém verificando a realidade atual encontrada o mais viável foi realizar em folha A4 e com impressão. Para a elaboração do livro, digitamos os textos dos alunos e digitalizamos os respectivos desenhos que foram organizados em um documento. Para a materialização do livro contamos com o apoio da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo que doou as folhas tipo A4 e com o apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza para a impressão.
 A montagem do livro foi totalmente artesanal, e ocorreu após a etapa de impressão, em uma reunião o grupo organizou-se e doou o papel contact que foi utilizado para a capa, em sequência as folhas foram dobradas e grampeadas e/ou coladas.
Em sequência, as fotos das produções nas turmas dos 7º anos e a confecção dos livros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário