Por: Rafaela Lotici Gonçalves da Silva
O grupo atuante na Escola
Estadual Dom Carlos Eduardo, Amanda, Ana Francisca, Joice, Nadiane Laiz,
Rafaela, Ramunielly e Viviane, elaboraram uma sequência didática, a qual teve
por objetivo desenvolver a leitura dos contos de fada, (Pinóquio, O patinho
feio e Cinderela) e a partir destas realizou-se produções textuais no gênero releitura,
o produto final deste trabalho seria a produção de um livro gigante
confeccionado artesanalmente para ser deixado na biblioteca da escola.
A proposta de ensino foi desenvolvida
juntamente com o auxílio da supervisora do projeto na escola, Rejane Frozza Barbacovi
nos 7º A e C matutino e a professora Mariza Basso Sossela que disponibilizou
algumas de suas aulas no 7º E vespertino.
Em um primeiro momento foi
realizada as observações nas turmas, posteriormente efetuada as mudanças
necessárias no plano e a aplicação aconteceu nos turnos regulares, ofertando a
possibilidade da participação de todos os alunos matriculados.
A equipe necessitou
dividir-se em três pequenos grupos, conforme disponibilidade de horários e
atividades extrínsecas ao projeto. Amanda e Viviane ministraram aulas no 7º A
com a obra “Cinderela”, Ana Francisca, Joice e Rafaela ministraram no 7º C com
a obra “Pinóquio” e Nadiane e Ramunielly ministraram as aulas no 7º E, com a
obra “O patinho feio”.
A sequência do trabalho
efetuou-se por meio da leitura de um exemplo de releitura da obra, e posterior
realizaram-se apresentações fílmicas, por meio de teatro de sombras a obra
original. Após os alunos (re)conhecerem o enredo da obra fez-se discussões
acerca da história e de temas transversais abordadas dentro das obras, para
então uma primeira produção, que foi realizada em duplas e na sala.
Realizamos a correção com o
auxilio do bilhete orientador, em que consistia de não marcar no texto do aluno
onde havia equívocos, no entanto anexado ao texto um bilhete orientando o que o
aluno necessitava fazer. Por motivo do tempo os alunos fizeram apenas uma
refacção. Posterior a reescrita dos alunos, eles produziram desenhos para
ilustrarem a produção. A ilustração da capa foi realizada pela bolsista Amanda
Tonetto.
No projeto inicial da
sequência didática o intuito foi de confeccionar livros gigantes, porém
verificando a realidade atual encontrada o mais viável foi realizar em folha A4
e com impressão. Para a elaboração do livro, digitamos os textos dos alunos e
digitalizamos os respectivos desenhos que foram organizados em um documento.
Para a materialização do livro contamos com o apoio da Escola Estadual Dom
Carlos Eduardo que doou as folhas tipo A4 e com o apoio da Universidade Federal
da Fronteira Sul – Campus Realeza
para a impressão.
A montagem do livro foi totalmente artesanal,
e ocorreu após a etapa de impressão, em uma reunião o grupo organizou-se e doou
o papel contact que foi utilizado para a capa, em sequência as folhas foram
dobradas e grampeadas e/ou coladas.
Em sequência, as fotos das
produções nas turmas dos 7º anos e a confecção dos livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário