segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Aulas de Língua Portuguesa ministradas pelo grupo do PIBID- Letras Campus Realeza da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo culminam no livro “O outro lado da história”.


Por: Rafaela Lotici Gonçalves da Silva


O grupo atuante na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, Amanda, Ana Francisca, Joice, Nadiane Laiz, Rafaela, Ramunielly e Viviane, elaboraram uma sequência didática, a qual teve por objetivo desenvolver a leitura dos contos de fada, (Pinóquio, O patinho feio e Cinderela) e a partir destas realizou-se produções textuais no gênero releitura, o produto final deste trabalho seria a produção de um livro gigante confeccionado artesanalmente para ser deixado na biblioteca da escola.
 A proposta de ensino foi desenvolvida juntamente com o auxílio da supervisora do projeto na escola, Rejane Frozza Barbacovi nos 7º A e C matutino e a professora Mariza Basso Sossela que disponibilizou algumas de suas aulas no 7º E vespertino.
Em um primeiro momento foi realizada as observações nas turmas, posteriormente efetuada as mudanças necessárias no plano e a aplicação aconteceu nos turnos regulares, ofertando a possibilidade da participação de todos os alunos matriculados.
A equipe necessitou dividir-se em três pequenos grupos, conforme disponibilidade de horários e atividades extrínsecas ao projeto. Amanda e Viviane ministraram aulas no 7º A com a obra “Cinderela”, Ana Francisca, Joice e Rafaela ministraram no 7º C com a obra “Pinóquio” e Nadiane e Ramunielly ministraram as aulas no 7º E, com a obra “O patinho feio”.
A sequência do trabalho efetuou-se por meio da leitura de um exemplo de releitura da obra, e posterior realizaram-se apresentações fílmicas, por meio de teatro de sombras a obra original. Após os alunos (re)conhecerem o enredo da obra fez-se discussões acerca da história e de temas transversais abordadas dentro das obras, para então uma primeira produção, que foi realizada em duplas e na sala.
Realizamos a correção com o auxilio do bilhete orientador, em que consistia de não marcar no texto do aluno onde havia equívocos, no entanto anexado ao texto um bilhete orientando o que o aluno necessitava fazer. Por motivo do tempo os alunos fizeram apenas uma refacção. Posterior a reescrita dos alunos, eles produziram desenhos para ilustrarem a produção. A ilustração da capa foi realizada pela bolsista Amanda Tonetto.
No projeto inicial da sequência didática o intuito foi de confeccionar livros gigantes, porém verificando a realidade atual encontrada o mais viável foi realizar em folha A4 e com impressão. Para a elaboração do livro, digitamos os textos dos alunos e digitalizamos os respectivos desenhos que foram organizados em um documento. Para a materialização do livro contamos com o apoio da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo que doou as folhas tipo A4 e com o apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza para a impressão.
 A montagem do livro foi totalmente artesanal, e ocorreu após a etapa de impressão, em uma reunião o grupo organizou-se e doou o papel contact que foi utilizado para a capa, em sequência as folhas foram dobradas e grampeadas e/ou coladas.
Em sequência, as fotos das produções nas turmas dos 7º anos e a confecção dos livros. 

Mural: Conscientização para prevenção do câncer de mama e próstata – Outubro Rosa, Novembro Azul


Por: Ana Francisca Gluszewicz e Joice Locatelli Ribas (PIBID - Letras/UFFS)

As bolsistas do PIBID Letras – UFFS campus Realeza, da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo confeccionaram o mural tendo como título “Outubro Rosa / Novembro Azul”, contendo as seguintes frases “Cuide agora, cuide sempre!” e “Cuidar da saúde também é coisa de homem!”, mural este referente as campanhas de prevenção do câncer de mama e próstata que acontecem respectivamente nos meses de outubro e novembro de cada ano, campanha está de caráter mundial.




O objetivo deste mural é chamar atenção, dos alunos para que assim repassem as informações da realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce e ajudem a conscientizar os pais e demais familiares e amigos sobre tal importância. Tendo como sentido demonstrar, de modo criativo, a importância da luta contra o câncer que mais mata homens e mulheres em todo o mundo.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Mural "Era uma vez... O outro lado da história"


Por: Amanda Tonetto e Rafaela Lotici (PIBID - Letras/UFFS)


As bolsistas do PIBID Letras - UFFS campus Realeza, da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo confeccionou o mural "Era uma vez... O outro lado da história...", temática a qual se relaciona com os conteúdos trabalhado nos 7º anos A, B e C. O objetivo do trabalho com o gênero contos de fadas é a produção e releituras a partir de temáticas transversais encontradas nos respectivos livros, Cinderela, O patinho feio e Pinóquio.


Como produto final desse processo de ensino-aprendizagem visa-se a prática da escrita e reescrita textual bem como a elaboração de um livro gigante artesanal a ser construído pelos alunos.
Em breve mais informações sobre o trabalho realizado na escola. Fique atento!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Mural acerca do tema releitura


Por: Amanda Tonetto (PIBID - Letras/UFFS)


As bolsistas do PIBID da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo - Amanda; Ana; Joise; Nadiane; Rafaela; Ramunielly e Viviane  - juntamente com a professora supervisora realizaram um mural ressaltando a importância da leitura.

"A leitura nos dá uma releitura de nós mesmos. Cada palavra lida, seja onde for, acrescenta sabedoria."


O mural possui o intuito de relacionar o trabalho do PIBID e assim despertar interesse nos estudantes acerca das releituras, tema da próxima oficina.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Mural de apresentação dos novos Pibidianos


Por: Amanda Tonetto (PIBID - Letras/UFFS)


Os bolsistas do PIBID da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, juntamente com a professora supervisora realizaram um mural de início das atividades do projeto na escola.



O mural possui a frase "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." de Albert Einstein.




O mural tem por objetivo movimentar as atividades do Pibid, bem como apresentar aos alunos e a equipe da escola os novos pibidianos.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Início das atividades


Por: Amanda Tonetto (PIBID - Letras/UFFS)


A equipe atuante na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo promoveu, no recreio, a nova equipe da escola, contando agora com Amanda Tonetto, Ana Gluszewicz, Joice Ribas, Nadiane Lotici, Rafaela Lotici Gonçalves, Ramunielly Bonatti e Viviane Betiol, juntamente com a professora supervisora Rejane Barbacovi.



Os novos integrantes contaram com a sonorização escolar para poder apresentar as atividades do PIBID e apresentar-nos. "Fazemos parte do PIBID - Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza. Queremos intervir positivamente em sua formação escolar. E principalmente que vocês contribuam em nossa formação. Nos veremos em breve."




segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sarau De Encerramento

PIBID de Letras realiza sarau de encerramento com estudantes da Escola Dom Carlos Eduardo
A atividade contou com declamação de poemas produzidos pelos próprios estudantes
            Os bolsistas do PIBID de Letras da UFFS que estão em atividade na Escola Dom Carlos Eduardo realizaram na quinta-feira, 23 de junho, um sarau de encerramento com os alunos do 6º e 7º anos do período da tarde que participaram das oficinas sobre o gênero poema. O sarau contou com a participação dos 5 bolsistas, da professora supervisora, Dirlaine de Oliveira, e também com a presença da diretora da escola, Adriana Sassi.
            Os bolsistas organizaram uma contação de histórias a partir de uma adaptação do livro “A bolsa amarela”, de Lygia Bojunga, em que entremeio a risos e olhares de suspense, os estudantes buscaram compreender a essência do que é escrever e o que é ser escritor.
            Em seguida, os bolsistas incentivaram os alunos a lerem as poesias que foram produzidas no decorrer das oficinas, lendo poesias de autoria própria além das produções realizadas pelas turmas que participaram da oficina no período matutino. Os alunos leram as poesias dos colegas e, quando se sentiam a vontade, liam as suas próprias poesias.
            O sarau marcou o encerramento das atividades do semestre na escola. Em conversa com a diretora Adriana, a mesma se mostrou fascinada com as produções dos estudantes e também com a história que foi interpretada. Além disso, para finalizar a oficina, a diretora acabou por recitar alguns versos que foram ensinados por sua avó, ainda na sua infância.
 

A seguir exemplo de uma poesia produzida por uma estudante da escola:

O JOVEM

(Maria Eduarda da Cunha)

As vezes eu me pergunto
que diabos de papel
estou fazendo aqui:

Não pedi para nascer,
não escolhi meu nome,
e tenho um corpo montado
com pedaços de avós
fatias de pais
amostras de mães.

Nas reuniões de famílias
o esporte predileto
é dissecar Frankenstein:

“Os olhos são dos Arruda...”
“Os pés lembram os Botelho...”
“Tem as mãos do velho Braga!”
“... e o nariz é dos Fonseca!”

Certamente o resultado
de um tal esquartejamento
não pode ser coisa boa
pois tantos retalhos calados
não teriam uma pessoa.